Meio ambiente
1. Ampliação dos instrumentos e fomento da comercialização de alimentos orgânicos, fortalecendo a agricultura familiar e apoiando o Assentamento Nova Esperança do MST e demais comunidades de pequenos produtores.
2. Realização do abastecimento da merenda de escolas municipais com prioridade de alimentos orgânicos e provenientes da agricultura familiar da região.
3. Articulação para a adesão do município ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), que destina recursos do governo federal para políticas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Cozinhas Solidárias.
4. Instalação progressiva de painéis solares em prédios municipais.
5. Consolidação do Plano Municipal de Resíduos Sólidos, promovendo a compostagem do lixo orgânico e ampliando a coleta seletiva para reciclagem.
6. Fiscalização contínua dos impactos sociais e ambientais das obras públicas.
7. Instituição de programa de fomento às hortas urbanas e iniciativas coletivas de compostagem.
8. Implementação real do Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU), com ampliação do plantio de árvores nativas, bem como a correta manutenção de mudas e árvores adultas.
9. Fiscalização e auditoria dos contratos de avaliação e supressão de árvores no município.
10. Criação de sistema municipal de combate e mitigação dos efeitos da emergência climática, constituindo uma equipe permanente de consulta e formulação de políticas e mapeamento de situações de risco.
11. Instituição da avaliação de risco para a adaptação de edificações a situações climáticas extremas, tais como temperaturas excessivas, enchentes e interrupção no abastecimento de água e energia elétrica.
12. Realização permanente de obras e serviços para mitigação de enchentes e prevenção de desastres ambientais.
13. Instalação de bebedouros públicos e abrigos que forneçam sombra e reduzam o calor em espaços urbanos.
14. Ampliação da frota de ônibus elétricos municipalizados e de carros elétricos a serviço da Prefeitura em todas as secretarias e autarquias.
15. Incentivo ao uso de asfalto ecológico nas obras e recuperação de vias públicas.
16. Criação de programa de coleta e reuso de águas pluviais em prédios públicos e privados para fins não-potáveis.
17. Apoio com insumos, maquinário e fomento de infraestrutura necessária à produção da agricultura familiar local, incluindo bio-insumos e serviço rotativo de utilização de maquinário básico, capacitando para os insumos serem também produzidos de forma autônoma.
18. Elaboração de Política Municipal para Defesa e Proteção Animal, que fortaleça a fiscalização de maus-tratos, garanta programa permanente de castração e inclua a construção de um hospital veterinário público.