Trajetória política

A Professor Jéssica Marques nasceu em Paraísópolis/MG, em 1993. Cresceu numa família muito simples e batalhadora. Seus pais eram metalúrgicos e se conheceram na fábrica trabalhando juntos, trabalhando bastante para não faltar nada em casa.

Estudou em escola pública e gostava de dar orgulho para os pais tirando boas notas. No Ensino Médio, mesmo conciliando com o trabalho, conseguiu passar nos cursos de História e Filosofia em universidades públicas, mas não pode cursar porque não conseguia se manter nessas outras cidades.

Então, conseguiu uma bolsa do ProUni e foi para São José dos Campos morar com tios. Se formei em História na UNIVAP em 2014 e começou a eventuar na escola Ruth Nunes no Interlagos. 

Na faculdade passou a militar no movimento estudantil e feminista, inclusive participando das Jornadas de Junho de 2013.

Desde 2016, é professora concursada e se filiou ao SINDSERV, sindicato dos servidores de São José dos Campos. Foi ao junto ao sindicato e do PSOL que participou de lutas muito importantes na cidade, como a luta contra a reforma da Previdência, a luta em defesa do gatinho salarial em diversos anos e em defesa da vacina no período da pandemia para servidores. Também esteve à frente de lutas nacionais na cidade, como o Ele Não (2018), o Fora Bolsonaro (2021) e a grande batalha em defesa da eleição do Lula (2022).

Desde 2018, apresenta sua candidatura como uma alternativa de esquerda para a cidade. Em 2020, foi a 6ª candidata a vereadora mais votada. Com tanta luta fora da Câmara, agora é preciso ter um mandato para lutar diretamente pelos servidores, pelas mulheres, pelas LGBTs, pela negritude, pelo meio ambiente e para enfrentar a extrema-direita.

Rolar para cima